quinta-feira, 13 de novembro de 2014

NANOTECNOLOGIA/ NANO AVENTURA

nano - significa que algo é tão pequeno que apenas pode ser observado com o auxílio de um microscópio/nanoscópio.


Na sessão nanotecnologia vimos um vídeo de  curta metragem, basicamente um vídeo explicativo, onde aprendemos um pouco sobre a nanotecnologia, onde e para que a usamos.
Na mesma sessão podemos observar uma régua que mostra alguns elementos, tais como, uma formiga, a cabeça de uma pulga, um fio de cabelo (sua espessura), bactéria, o diâmetro hélice DNA, moléculas e alguns outros. O que me chamou a atenção é que esta régua é dividida em 3 partes, as visíveis a olho nu, as que precisam do auxílio do microscópio, e outros necessitam do auxílio do nanoscópio, ao lado de cada imagem há sua medida de nm. Como podemos observar na imagem abaixo é um exemplo de régua, porém um resumo dela.


Além do vídeo e da régua tivemos acesso a uma nano aventura, onde tivemos a oportunidade de interagir com alguns jogos relacionados à nanotecnologia.

Em um deles, nos organizamos em equipes, cada integrante tece acesso a uma pinça virtual, que possibilitava a equipe produzir um nano chip.
No outro, tivemos a possibilidade de curar células, no painel haviam 3 botões, cada um com uma função diferente, um deles para selecionar o remédio, outro para envolver o remédio com uma substância branca semelhante a função do citoplasma, por fim o botão restante envia o remédio para a célula.
E a última atração da nossa nano aventura foi uma máquina que você trabalha tanto individualmente como em esquipes, para limpar uma superfície nanoscópica.
A imagem abaixo mostra o ambiente que tivemos nossa nano aventura, a ordem que citei acima é: o aparelho da direita (nano chip), o aparelho da esquerda (cura da célula), por fim a máquina central (limpeza da superfície nanoscópica).


Por: Karina Kawamura               Nº 26              Série: 7ªA




Nenhum comentário:

Postar um comentário