Não, não estou falando do filme lançado esse ano também chamado Lucy, estou falando do primeiro ancestral bípede conhecido do Homo sapiens que tem 3,5 milhões de anos, o fóssil "AL 288-1" ou simplesmente apelidado de Lucy.
Dentro do Museu, no subsolo, existe uma exposição chamada "Do Macaco ao Homem" sobre a evolução humana onde explica detalhadamente com réplicas, imagens e escritos a evolução da locomoção da aparência física, do cérebro, de suas "tecnologias" entre outros.
Lá encontra-se a réplica fiel do esqueleto de Lucy e sua representação artística fica do lado de fora do museu dentro de uma "vitrine".
O mais interessante é que os religiosos acreditam que todos nós somos "irmãos" filhos do mesmo "Pai Celestial", a ciência também acredita que somos irmãos, porém não provenientes de um Deus. Cientificamente toda espécie humana originou-se de Lucy, ou seja, somos irmãos do mesmo ancestral.
Pesquisei um pouco sobre Lucy e descobri que esse nome foi lhe dado devido a música "Lucy In The Sky With Diamonds" (a música de abertura da novela das 21hrs, Império, transmitida pela Rede Globo) da banda britância The Beatles, que tocava alto e repetidamente em um gravador quando a equipe de arqueólogos definiram o esqueleto como uma fêmea.
O Museu Catavento é um lugar em que eu voltaria sempre, afinal cultura é sempre bem-vinda.
Os monitores são muito atenciosos, divertidos e pacientes. As exposições são muito interessantes, criativas, educativas e interativas.
Não tenho palavras para descrever minha experiência.
Evelyn Caroline de Almeida Oliveira - nº11 - 7ª série C
Nenhum comentário:
Postar um comentário