sexta-feira, 21 de novembro de 2014

        De muitas atrações do museu cata vento a que eu achei mas interessante foi a sala de ilusão de ótica que , quando você olha para um lugar q estra se mexendo e depois para um lugar fixo você vê oque estava acontecendo na parte se mexendo achei muito interessante  , foi uma das partes q eu nao sabia e aprendi ,  gostei muito das experiencias e aprendizado que tive no  museu cata vento.


Nome: Matheus de Araújo nº 24 7ºB 

Relatório

      O passeio foi incrível! Nem todos do nosso grupo foram mas mesmo assim na maioria das opiniões a melhor sala atrativa do passeio foi da tecnologia! Além de ter bastante manequins legais teve uma longa história da evolução de lá pra aqui, na qual hoje em dia, é a nossa famosa vida moderna! Antigamente eram apenas rádios, mas hoje em dia é na base da televisão!
       Na sala o monitor ficou nos explicando várias coisas, na qual em cada sala do passeio havia um monitor! Ele explicou também, que nessa daí, da evolução da tecnologia, pode poluir bastante o planeta Terra, causando até mesmo químicas infeccionais, e também prejudicar o solo na qual a tecnologia já usada foi jogada fora.
        O legal também foi que, teve até mesmo um sorteio de iphone, notebook e tudo! As primeiras frases mais criativas ganhavam o prêmio. A pergunta era o seguinte: "Por que é importante estudar"? Cada pessoa do grupo escreveu uma curiosidade.
       O passeio foi muito legal! Todos nós gostamos do grupo, e aliás, acho que a escola toda! Impossível uma pessoa não gostar daquele lugar tão bem monitorizado! Tiramos bastante fotos mas só postamos em nossas opiniões pessoais.
       Nós fomos em outras salas também como a evolução do macaco/homem, teve bastante atrações interessantes, mostrou que o macaco teve várias formas de evoluir.... e teve também a sala da reprodução, que também adoramos pois estudamos em geral todos os detalhes em sala de aula, foi legal ter um conhecimento geral!

       Nota: Conheço muita gente consumista, que usa um celular e só porque caiu no chão uma vez, já joga fora e compra outro! Acho que nós deveríamos economizar mais e ajudar o planeta, mas as pessoas não sabem, ou fingem que não sabem!
     
Integrantes do grupo: Nathalia Ferreira (32), Allison Mendes (2), Isaac Matheus (21), Gustavo Hallai (20), Gabriel Coortez (13) e Daiane (6) ------> 7ªC

Animais históricos

Bom achei legal o museu  a parte que gostei mais foi o engenho ,principalmente do van de graff .
Também achei legal aqueles "máquinas de guerra "que tinha do lado de fora do museu.
Mais o q eu mais gostei foi sobre aquele tatu bola q era gigante eu fiquei imaginando como deveria ser alimentação dele Era feito os espinhos e a "armadura" dele ela parecia um tanque de batalha
Eu juro que se eu vivesse nessa época ia ter um de estimaçao e também fiquei imaginado qual era o peso da cauda dele e se ele conseguia usar isso pra atacar outros animais  gostei também do dente de sabre que parece um urso "-"  e como a natureza e perfeita pois se prestar bem atenção e possível ver que tem tipo um apoio pra colocar os dentes dele parecendo um tipo de capa então e isso .


Eduardo frade oliveira
N :6
7 b

Tecnologia

Bom, adorei a nossa visita ao museu catavento, foi incrível, gostei muito da parte de evolução e tecnologia, vimos a tecnologia desde a sua criação ate os tempos de hoje, passando por viagens ao espaço, como os radios eram antigamente ate como sao os de hoje, o primeiro computador que era gigante ate um notebook que cabe em nossas mãos, e oque mais me chamou a atenção foi como eles mostraram os avanços de cada decada ou centenario, em pequenas salas com bonecos que tinham um monitor na cabeça que passava cada avanço de cada centenario ou decada...,queria ter visitado outras partes do museu mas infelizmente nao conseguimos ver tudo...foi um ótimo passeio e espero poder ir outras vezes.

Nathalia ferreira - Nº32 -7ºC

Relatório

Nós adoramos o passeio ao Museu Catavento,vimos muitas coisas que poderemos usar no nosso dia- dia e na vida escolar.... Mas infelizmente não tivemos tempo suficiente para ver todas as atrações,pretendemos voltar outras vezes.
Desde a entrada já gostamos muito do que vimos(trens,aviões antigos,área verdes e etc...). Não temos o que reclamar fomos super bem recebidos,os monitores são super simpáticos,legais,explicam super bem,e tiraram todas as nossas duvidas... que não eram poucas.
É até difícil escolher apenas um setor.Porém escolhemos ''A Vida Moderna''. 
Pois o nosso monitor nos mostrou como era os eletrônicos no passado e vimos que a transição dos eletrônicos foi super drástica.Pois agora temos televisões,celulares e computadores ultra-finos e naquela época sequer existia tablets,notebooks,mp3 entre outros...
No final dada excursão pela vida moderna,ele explicou que todos esses eletrônicos que nós jogamos fora demora anos,até mesmo décadas para serem decomposto.Prejudicando o ambiente ,danificando o solo deixando-o impróprio para a vida humana e até mesmo trazer doenças a nós seres humanos.
O passeio foi incrível só temos que agradecer a escola que nos forneceu esse dia,e aos professores que nos acompanhou . Prof Elusai, Prof Célia e nossa coordenadora Deise 


      ALUNAS:

Bárbara Rodrigues N:04
Esther  Albuquerque N:10
Evelyn Caroline     N:11                Série 7 C
Isabella Cristhina N:22
Jade Mayara          N:23
Larissa Cabral       N:27

Mundo Moderno

Eu não compareci ao Museu Catavento, mas queria ter ido... Pelas postagens que li o museu parece muito legal, o que mais me chamou atenção foi o Mundo Moderno.
Lá podemos ver como a nossa tecnologia avançou ao passar do tempo. Podemos perceber que ao longo do tempo o homem conseguiu deixar as coisas mais leves, já que, por exemplo o primeiro computador que pesava 3 toneladas e agora um ipad pesa 600g...

Daniel Yoshio Omiya - nº: 11 - 7ª série A
Bom, achei o museu interessante e gostaria de ir lá mais vezes, pois não tivemos tempo de ver todas as partes dele. No inicio do passeio, vimos a parte de biologia, onde monitora nos deu explicações sobre a cadeia alimentar (achei essa parte muito engraçada, a Venâncio estava representando a planta, a Karina era a zebra e eu era o leão), e depois vimos um vídeo muito legal que tinha muito sangue e muita matança que mostrava a alimentação no reino animal. E depois do vídeo fomos liberados pra olhar a área, que tinha várias representações de todo tipo de ser vivo, inclusive o tigre dente de sabre. Sinceramente, a única coisa que eu não gostei nessa parte foram as borboletas. Nessa parte também tinha esqueletos humanos e representações de vírus e células, e um aquário com peixes-palhaço e esses bichos do Nemo.





Depois, fomos para a parte do mundo moderno. Lá tinha uma representação tipo em linha do tempo organizados em décadas com bonecos usando trajes e alguns aparelhos da época, e tinha também mostrava na parede os acontecimentos da década. Gostei bastante do negócio do 3D code, que tem uma imagem normal que quando é passada pra um aparelho (tablet ou celular) através da câmera, a imagem muda ou fica tridimensional.
Em seguida fomos pra parte da nanoaventura, que tinham jogos que nós tínhamos que limpar uma superfície ou colocar os medicamentos em bolhas pra curar a célula. Foi uma das minhas partes favoritas porque parecia videogame e eu amo videogame.




Isso da gente aprender com coisas que nós gostamos foi muito interessante, porque sem o estimulo nós não aprenderiamos nada.
Depois disso nós fomos embora literalmente encharcados porque lá fora começou a chover muito antes de chegarmos no ônibus.



Isabella F. Ivaldi Pereira - Nº 22 - 7ª série A

O que nosso grupo mais gostou no museu cata-vento


O que mais gostamos no museu catavento foi as experiências, na seção de Química.
A experiência que mais gostamos foi a com luminol.


Luminol é um produto químico único, com propriedades de quimiluminescência

O luminol, aplicado com borrifadores especiais, descobre os resquícios sanguíneos ao ter contato com a hemoglobina, identificando o ferro presente no sangue por meio da geração de uma intensa luz azul que pode ser vista em um local escuro ou no momento em que se apaga a luz do ambiente

 É praticamente impossível alguém limpar o sangue de uma forma que o luminol não consiga identificá-lo. Em uma pia completamente branca que seja várias vezes lavada com água e sabão, mesmo assim a substância encontrará indícios quando tiver sangue.


 
 
 

 Nomes: Sara Xavier Gomes de Souza N 38

Larissa Gomes N 16

Rafaela Ferreira N 28

Guilherme Oliveira N 11

Flavio Alex N 8

Thayna Costa N 34

 

Relatório do Grupo

O Passeio ao Museu Catavento foi muito divertido e instrutivo. Logo que chegamos ao Museu tivemos alguns atrasos que não permitiram conhecermos mais coisas. Tirando essa parte da chegada do passeio, tudo foi tranquilo e legal.
Nossa turma foi separada em grupos por cores de pulseiras que tínhamos que usar lá dentro. Nosso grupo visitou a Sessão Vida, a Nanotecnologia e o Mundo Moderno.
Na Sessão Vida vimos um vídeo sobre a cadeia alimentar dos animais, vimos também painéis com vários tipos de borboletas, uma escultura de uma formiga saúva gigante, o bicho-pau, um aquário com peixes coloridos (muito lindos) e uma réplica do extinto Tigre- Dente-De-Sabre.
Ali perto passamos pela parte do corpo humano, onde achamos mais interessante ainda, pois eram coisas que já tínhamos aprendido esse ano dentro da sala de aula, como o sistema de defesa do corpo e o sistema reprodutor.
Após visitar a Sessão Vida, fomos para a Nanotecnologia, onde tinha a Nanoaventura, onde tivemos uma pequena aula e assistimos a um vídeo mostrando o que faríamos lá. Depois de assistirmos o vídeo e a monitora ter explicado um pouco para nós sobre a nanotecnologia com o auxílio de uma régua gigante que estava colada na parede, fomos jogar e aprender ao mesmo tempo.
E por último fomos ao Mundo Moderno, onde pudemos ver a evolução de tudo, aparelhos eletrônicos, meios de comunicação e formas de pesquisa científica. Outra coisa interessante sobre a Sessão do Mundo Moderno foi a parte dos "cartões com códigos", que viravam varias coisas em 3D, após colocar na frente da câmera do Ipad.
Gostamos muito do passeio, os monitores estavam lá disponíveis para tirar qualquer dúvida nossa, e mesmo termos pegado chuva no fim do passeio, tudo ocorreu muito bem.

Camila Ramos Da Silva Reis Nº 08
Daniel Omiya Yoshio Nº 11
Déborah Mesquita Nº 12
Fernanda Martin Comunale Nº 15
Giovanna Cristina Oliveira Nº 17
Renan Silva Raposo Nº 33
7ª série A

RELATÓRIO DE GRUPO

Nossa experiencia no Museu do Catavento foi muito boa, já que nos divertimos muito e aprendemos também. Uma das atrações que mais nos interessou como grupo foi a tão falada Máquina de Van de Graaff, visto que falava sobre algo que estávamos aprendendo em ciencias, a eletricidade. Gostamos muito dessa atração por que além de ser muito divertida nós aprendemos.
Outra atração interessante, foi onde aprendemos sobre os animais, como  o tigre dente-de-sabre e o tatu gigante, animais que existiam há milhões de anos!!  

Também aprendemos sobre os insetos como o bicho-pau e a borboleta e sua diversidade de espécies


Aprendemos também sobre o corpo humano, vimos o sistema reprodutor, respiratório e o mais interessante o digestório pois pudemos passar por dentro do intestino, o que foi muito divertido.

 No decorrer do passeio vimos diversas engenhocas que nos chamaram a atenção, na seção Química, vimos experiencias muito legais que causavam diversas reações químicas, vimos como fazer água
usando componentes químicos, vimos também a reação do Luminol entre outros.
No geral, nossa experiencia no Museu foi maravilhosa, rimos, nos divertimos e mais importante aprendemos. 
Adryany Santana-No 01- Francielle Fitipaldi-No 09-Lívia Soares-No 19 ´- Matheus de Araújo-No 24 - Beatriz Miranda-No 39. - 7a série B

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Relatório

Para começar, o grupo adorou o passeio, foi repleto de atrações, atividades educativas, cheio de curiosidades e diversão. As coisas no museu por trás de tudo devem ser bem complicadas, ir atrás  de tudo  e de todos os alunos, diversas fontes, para ensinar e mostrar para nós visitantes é bem complexo.
As duas atrações que o grupo mais gostou foi a NanoAventura e o Mundo moderno.

Na NanoAventura as brincadeiras foram super legais, parecíamos que éramos cientistas de verdade, estávamos realmente em um laboratório virtual, um laboratório em que trabalhamos através de controles de vídeo game.
Eu ( Beatriz Venancio) adorei, eu até chorei de dar risada, adorei poder aprender sobre os microorganismos, microscópios e os nanoscópios.
 Para mim (Stephany Alves) foi a melhor atração de todas ri muito com todos os jogos porque eu só pegava o jeito de jogar quando o tempo estava acabando e todos os jogadores com uma pontuação maior que a minha. Já no Mundo Moderno eu não gostei então não prestei muita atenção.
Eu ( Beatriz Ribeiro) gostei bastante do Mundo Moderno, ele nos trás coisas que amamos, a tecnologia mostra como fomos evoluindo em relação a esse termo. Desde os anos 40 até os dias de hoje, como um computador que antes era necessárias 10 pessoas para operá-lo hoje podemos operar usando uma só mão. Mostra também  sobre a evolução que muitos adoram ‘as musicas’, como gostos, gêneros e estilos mudaram, discotecas hoje viram bailes funk e os estilos de roupas também mudaram muito em compensação a moda sempre volta.
Eu ( Isabella Fernanda)  achei interessante porque conseguimos aprender de uma forma que prende nossa atenção, na parte da NanoAventura utilizaram jogos que nós interagimos, por isso foi muito legal.
Eu (Mariana Reis) achei muito interessante a seção do Mundo Moderno , pois vimos a evolução da tecnologia e da moda durante as décadas. Lá fizemos algumas brincadeiras e tiramos fotos , conversamos com o monitor que esclareceu várias duvidas , foi uma das mais divertidas. A que eu mais gostei foi a NanoAventura, pois lá aprendemos coisas que , pelo menos eu,  ainda não tinha vivenciado, como jogos em que simulavam a cura de uma célula e que nos ensinavam sobre partículas pequenas.
Eu (Lucas Uessugui ) infelizmente nao pude ir, mas espero ter mais oportunidades, pelo que eu e meu grupo conversou foi super interessante. O grupo gostaria de poder voltar ao museu e conhecer a parte do engenho que infelizmente não deu tempo para vermos.

Grupo: Beatriz Ribeiro nº04
Beatriz Venancio nº05
Isabella Fernanda nº22
Lucas Uessugui nº29
Mariana Reis nº30
Stephany Alves nº34 7ºA
Eu gostei muito do passeio ao Museu do Catavento , lá aprendi muitas coisas que podem ser útil em meu dia-a-dia escolar e além disso me diverti com meus amigos.
Lá passamos por 3 seções , a seção da vida , seção do mundo moderno e a nanoaventura. A que eu mais gostei foi a nanoaventura, pois lá aprendemos coisas que , pelo menos eu,  ainda não tinha vivenciado.. como jogos em que simulavam a cura de uma célula e que nos ensinavam sobre particulas pequenas .



A seção da vida também foi muito interessante , mas falamos mais sobre coisas que já tinhamos vistos ao decorrer da nossa vida escolar , então por este motivo acabei não me interessando muito. Vimos nesta mesma seção também aquários , conchas , borboletas e etc.



Na seção do mundo moderno , vimos a evolução da tecnologia e da moda durante as décadas..lá fizemos algumas brincadeiras e tiramos fotos , conversamos com o monitor que esclareceu várias duvidas , foi uma das mais divertidas.

Bom , acho que é isso. Gostei muito da experiencia e gostaria de repeti-la , para poder visitar as outras seções deste local,

Mariana Reis Costa, número 30 , 7ª série A 


Relatório

Bom, nosso grupo ficou um pouco dividido.. algumas pessoas gostaram mais da sala da Nano Aventura, lá nós podemos ver seres incrivelmente pequenos, e alguns só podemos ver com equipamentos específicos. Lá nós também jogamos alguns jogos e vimos um vídeo onde aprendemos um pouco mais sobre as Nanomoleculas.


Já uma parte do grupo, gostou muito do painel de borboletas. Elas são lindas, tem diversos tamanhos e cores, nós aprendemos que elas vivem cerca de 10 meses, e algumas vivem apenas 1 dia dependendo da sua espécie. Descobrimos também que a Monarca é a espécie de borboleta que vive mais tempo.



E por ultimo, algumas pessoas do grupo preferiram a sala do Mundo Moderno, lá nós descobrimos que o primeiro computador foi inventado na década de 40, ele possuía cerca de 30 toneladas, e ocupava um espaço de 680 metros quadrados. E agora nós podemos ter acesso a muito mais tecnologia, e boa qualidade, mais facilmente.



Mas em geral, todos nós adoramos a experiencia, o museu foi bem divertido, os monitores são super legais,e nos tiraram qualquer dúvida. 

Grupo: Camila Silva - Nº 07
André Felipe - Nº 02
Giovana Guerra - Nº 16
Juliana Visconde - Nº 25
Pedro Ormeni - Nº 32
Miracle Campos - Nº 31
7ª série A

Relatório

Homo sapiens: A partir da descoberta de fósseis como o Homo sapiens, os cérebros possuíram 83% do volume do cérebro atual, os primeiros Homo sapiens surgiram há mais de 300.000 anos. O fóssil mais representativo e estudado de Homo sapiens foi o Homem de Neandertal, encontrado na Alemanha. Ele existiu mais ou menos entre o período de 70.000 e 40.000 anos atrás, habitando a Europa e a Ásia. Através da indicação do indício fóssil, esse organismo revelou ser de baixa estatura e musculoso, com um cérebro praticamente do mesmo tamanho que o nosso, com região cerebral correspondente à fala bem desenvolvida. O celebro possuí quase o mesmo tamanho que o nosso. Os homos sapiens com o tempo inventaram faca, lança, arco, flecha e outros tipos de armas para poderem cassar. Uma importante revolução do homem foi que passou de caçador para agricultor, com isso surgiu às primeiras civilizações. O cérebro tem em média 400 centímetros cúbicos, e hoje ele tem 1400 centímetros cúbicos.















As arcadas dentárias do ser humano foram adaptadas visando melhor a adaptação ao meio-ambiente e também, nos tempos das cavernas, que comiam carnes cruas etc. Os dentes incisivos e caninos eram maiores que os outros.




 Alexandre Braga Nº 01, Diego Lima Nº 08, Giovanna Silva Tupiniquim Nº 17, João Vitor Nº 25, Matheus Barbosa Villar Nº 31, Rafaela Alves Pontes de Araujo Nº 33 7ºc

museu catavento

Bom , pra mim , essa experiencia no museu catavento foi incrivel , aprendi coisas que não vou esquecer , e me diverti muito alem de tudo.
Passamos por tres seções : a seção da vida , o mundo moderno , e a nanoaventura.
Na seção da vida vimos a cadeia alimentar , que foi muito interessante , apesar de ja ter aprendido na 5 serie foi muito bom relembrar , vimos um video que foi bem legal , e a monitora ainda conversou com a gente sobre isso e conseguimos tirar duvidas bem legais.
Na seção do mundo moderno vimos a evolução da " tecnologia " no mundo , que hoje em dia usamos para tudo , seja para estudar ou para conversar com os colegas. E foi bem legal , e foi a que mais me interesei , pois amo tecnologia... Enfim , vimos a evolução dos foguetes e aviões , televisões , celulares , a evolução da moda tambem , etc... Conversamos , tiramos fotos e podiamos colocar bonecos em 3D , foi muito legal mesmo , fizemos ate gincanas.
E vimos tambem a nanoaventura , que aprendemos sobre seres e particulas minusculas , aprendemos a curar uma celula com o jogo , e tinha outros jogos tambem em grupo que me diverti muito , e consegui rir bastante tambem.
Quando estavamos passando de uma seção para a outra vi um lugar que mostrava acho que os globulos brancos atancando os virus do corpo humano , e me interesei bastante , mas não tive a oportunidade de parar e ver como funcionava.
Foi um otimo passeio para se descontrair e aprender coisas novas.

Beatriz Venancio , numero 05 , 7 serie A
não fui pro museu catavento mas gostaria de ter ido pois pelos comentários parece  ter sido muito bom .
pois visitaram varias salas legais e aprenderam muitas coisas novas que irão servir mais pra frente 
na vida pois fiquei com muita vontade de ir ao museu de ter essa experiencia nova de sair um pouco
da sala de aula .



Gabriela silva souza n:15 7c

Visita ao Museu Catavento

No dia 7 de novembro de 2014, nossa escola fez uma vista ao Museu Catavento. Um lugar realmente incrível, que possui diversas exposições muito interessantes e divertidas. Desde o momento que vimos o Museu já achamos bem legal, e assim que entramos no Museu achamos incrível. No Museu vistamos 3 sessões: a sessão Engenho, a sessão Vida e a sessão Laboratório de Química. Aqui falaremos um pouco sobre as três.

Sessão Engenho

Na sessão Engenho, vimos coisas bem legais: 

 *O Van de Graaff: é uma máquina de energia eletrostática, na qual exitem duas partes, a de cima que teria carga positiva e a de baixo que teria carga negativa. A máquina utiliza o nosso corpo para ligar os elétrons, o que é bem interessante pois faz com que as partes mais finas de nossos corpos levantem, como pelos e cabelo.

 



*Cadeira Giratória: é uma cadeira comum que gira, mas também nos mostra que se girarmos a cadeira com braços abertos e pernas levantadas ela girara mais devagar, e se girarmos ela com braços fechados e pernas abaixadas a cadeira girara mais rápido.




*Simulação do gasto de energia: Vimos uma simulação do gasto de energia de diversos aparelhos elétricos, mostrando quais gastam mais energia e quais mais consomem energia no mês. 




* A Criança Pode Levantar um adulto: qualquer pessoa, incluindo crianças, consegue levantar a outra, mesmo sendo mais leve ou mais pesada. Isso ocorre pois quanto mais longe o cabo da alavanca ficar do ponto de apoio menos esforço uma pessoa fará para levantar a outra.


Sessão Vida

Na sessão vida tivemos a oportunidade de ver um vídeo sobre a cadeia alimentar, peixes de água doce e de água salgada, um Tigre de Dentes de Sabre em tamanho real, saber um pouco mais sobre sistema reprodutor, e ver algumas espécies de borboletas e mariposas.

Laboratório de Química

 No laboratório de química foram explicadas coisas básicas sobre química, uma experiencia com o Luminol, com fogo, como fazer Iodo e com Hidrogênio. Primeiro fizeram Iodo, juntando Ácido Ascórbico (vitamina C) e Iodato de Potássio formando o Iodo. Em seguida mostraram a reação do Luminol (utilizado pela polícia para encontrar sangue) ao entrar em contato com o Ferro (substância presente no sangue), o Luminol começou a brilhar e ficou parecido com uma espécie de luz neon, mas infelizmente seu brilho não dura mais que 5 minutos. Logo após isto, foi feita uma experiencia com fogo, que foi produzido utilizando Permanganato de Potássio com H₂SO₄ (acido sulfúrico),  na qual o fogo foi colorido de verde, laranja e vermelho, mas para que isto ocorresse foi preciso borrifar um pouco de Estrôncio (coloração vermelha), Lítio (coloração laranja) e Cobre (coloração verde). A última experiencia foi feita com um balão de H2 (Hidrogênio) para criar água, o H2 entra em contato com O2 (Oxigênio) e forma uma reação que resulta em água.


Grupo: Isabella Q. Paes n.º 13, Leonardo M. Santos n.º 18, Pedro H. dos Reis n.º 27, Raphael Souza R. de Oliveira n.º 29, Rodrigo De Lucca B. B. n.º 30, Vinicius B. Santos n.º 36 - 7 ª série B